Criação e transferência de domínios

Um domínio é seu endereço na internet. Pode ser feito no Brasil (ex.: patriciafigueira.com.br, patfig.com.br) ou fora (ex.: google.com, just-remind.us, beonthe.net).

São muitas as maneiras de se registrar um domínio e de hospedá-lo em alguma empresa. Não há condições de cobrir todo cenário possível, mas tentamos nesta página dar instruções para vários tipos de caso, para que você possa criar seu domínio com facilidade e trazê-lo para nossa hospedagem.

Veja a seguir em que situação você se encaixa, e siga as respectivas instruções.

Qual é o seu caso?

Ainda não tenho domínio nem site. Como criar um domínio nacional (.br)?

Primeiro, é preciso saber se o domínio que você deseja está disponível.

Para isso, acesse o site do Registro.br e, logo no início, sob a seção “Registre seu domínio”, preencha o campo disponível com o domínio de seu interesse (ex.: enderecodomeusite.com.br ou meupropriodominio.art.br). Clique no botão Pesquisar, e você vai saber se o domínio está disponível.

Caso você descubra que o domínio está livre, é preciso criar uma conta no Registro.br para então registrar o domínio. Nós fizemos dois vídeos que ensinam como trilhar cada um destes passos. Por favor, assista a ambos com atenção.

Observação: os vídeos a seguir servem somente para o caso de se fazer um domínio .br. Para domínios internacionais (.com, .org ou .net), leia sobre como criar um domínio internacional.

  1. Registro.br: como criar uma conta
  2. Registro.br: como criar um domínio

Depois de realizar os passos dos dois vídeos e criar seu domínio, leia sobre como criar seu site no Be on the Net.

Ainda não tenho domínio nem site. Como criar um domínio internacional (.com)?

Primeiro, é preciso saber se o domínio que você deseja está disponível.

Para isso, acesse o site SaferWhois e, logo no início, preencha o campo “Enter a domain” com o domínio de seu interesse (ex.: enderecodomeusite.com ou meupropriodominio.org). Logo abaixo, selecione uma ou mais opções de sufixo de domínio que deseja (.com, .net, .info, .us etc.), e clique no botão Lookup para verificar a disponibilidade.

Se o domínio estiver disponível, vai mostrar uma faixa verde indicando que está livre.

Você pode registrar um domínio internacional numa empresa nacional (como por exemplo a Locaweb) ou internacional (como a Hover) (Obs.: Como as empresas de registro são muitas, infelizmente não é possível para nós montar uma ajuda que cubra todas as possibilidades).

Já tenho domínio reservado no Registro.br, mas não tenho um site. Como fazer um site com vocês?

Basta que você nos solicite o cadastro de seu domínio em nosso sistema e, depois, altere uma configuração em sua conta no Registro.br:

  1. Primeiro, diga-nos qual é o seu domínio. Nós vamos cadastrá-lo em nosso sistema e depois informaremos a você que pode alterar seu DNS.
  2. Depois de receber nosso email, visite o site do Registro.br;
  3. Na página inicial, na seção “Acesso ao Sistema”, insira seu ID e sua Senha do Registro.br;
  4. Na Tela principal dos seus registros, na seção Administrativo, você vai ver uma listagem dos seus domínios. Clique no domínio que deseja hospedar conosco;
  5. Na página de Manutenção Administrativa, na seção DNS, insira os seguintes nomes de servidores:
    1. Master: dns1.stabletransit.com
    2. Slave 1: dns2.stabletransit.com
  6. Para confirmar, clique no botão Salvar perto do fim da página.

Você receberá um email do Registro.br informando que o DNS foi alterado. Em algumas horas, seu domínio vai cair em nosso site, e então já estará pronto para ser usado com o Be on the Net.

Já fiz um domínio (direto no Registro.br) e tenho um site no ar, mas não tenho nenhum email atrelado ao domínio. Como passar a hospedagem para vocês?

Desde já nós podemos criar um endereço temporário para você já ir começando a acertar os detalhes de seu site no Be on the Net. Por exemplo, se seu site antigo se chamava meusitenoar.com.br, criaremos o meusitenoar.beonthe.net. Assim, você pode ir usando ambos paralelamente enquanto preparamos a transição.

Quando seu site estiver preparado para a transição, basta que você entre em sua conta no Registro.br e altere sua configuração de DNS:

  1. Na página inicial do Registro.br, na seção “Acesso ao Sistema”, insira seu ID e sua Senha do Registro.br;
  2. Na Tela principal dos seus registros, na seção Administrativo, você vai ver uma listagem dos seus domínios. Clique no domínio que está usando conosco;
  3. Na página de Manutenção Administrativa, na seção DNS, insira os seguintes nomes de servidores:
    1. Master: dns1.stabletransit.com
    2. Slave 1: dns2.stabletransit.com
  4. Para confirmar, clique no botão Salvar perto do fim da página.

Você receberá um email do Registro.br informando que o DNS foi alterado. Em algumas horas, seu site no Be on the Net vai passar a ocupar o domínio existente e substituir o site antigo.

Já fiz um domínio com empresa de hospedagem (não tenho acesso direto ao Registro.br) e tenho um site no ar, mas não tenho nenhum email atrelado ao domínio. Como passar a hospedagem para vocês?

Desde já nós podemos criar um endereço temporário para você já ir começando a acertar os detalhes de seu site no Be on the Net. Por exemplo, se seu site antigo se chama meusitenoar.com.br, criaremos o meusitenoar.beonthe.net. Assim, você pode ir usando ambos paralelamente enquanto preparamos a transição.

Se você já tem um site em alguma empresa de hospedagem (ex.: Locaweb, KingHost, UOL Host), deve saber (ou conhecer quem saiba) o login e a senha da empresa que o hospeda.

Quando seu site estiver preparado para a transição, faça o login na empresa que hospeda o domínio. Uma vez dentro, você precisa descobrir onde mexer nas configurações de DNS (Name Servers). É preciso que você altere (ou peça a alguém da empresa de sua hospedagem para alterar) as configurações de DNS para:

  1. dns1.stabletransit.com
  2. dns2.stabletransit.com

Em algumas horas, seu site no Be on the Net vai passar a ocupar o domínio existente e substituir o site antigo.

Já tenho um site hospedado e um ou mais emails atrelados ao domínio. Como passar a hospedagem do site para vocês e manter os emails na empresa de hospedagem que cuida deles atualmente?

Desde já nós podemos criar um endereço temporário para você já ir começando a acertar os detalhes de seu site no Be on the Net. Por exemplo, se seu site antigo se chama meusitenoar.com.br, criaremos o meusitenoar.beonthe.net. Assim, você pode ir usando ambos paralelamente enquanto preparamos a transição.

Quando seu site estiver preparado para a transição, você deverá entrar em contato com a empresa que hospeda seu site atualmente e lhe pedir que altere o endereço IP do seu site para o endereço IP de nosso servidor, que é:

67.207.140.187

Depois que a empresa de hospedagem fizer esta troca, algumas horas irão se passar e, em seguida, seu site no Be on the Net vai passar a ocupar o domínio existente e substituir seu site antigo.

Já tenho um site hospedado e um ou mais emails atrelados ao domínio. Como passar a hospedagem do site para vocês e migrar os emails para o Google Apps?

Antes do passo a passo, uma nota:

O Google Apps é a solução da Google para criação de emails com o mesmo nome do domínio. Até 2012, ela era uma solução gratuita, de modo a que era nosso padrão de recomendação aos clientes. Em 2013, o Google Apps tornou-se um sistema pago, mas com tarifas bastante camaradas, por isso ainda costumamos recomendá-lo. Confira os preços do Google Apps.

Essa é uma transição bastante delicada, pois é preciso ter cuidado para que seus emails antigos sejam preservados.

Desde já nós podemos criar um endereço temporário para você já ir começando a acertar os detalhes de seu site no Be on the Net. Por exemplo, se seu site antigo se chama meusitenoar.com.br, criaremos o meusitenoar.beonthe.net. Assim, você pode ir usando ambos paralelamente enquanto preparamos a transição.

Quanto aos emails, é importante que você siga o seguinte passo a passo:

  1. Primeiro, faça uma lista de todas as contas de email que possui atreladas ao seu domínio (ex.: , , etc.), para que tais endereços possam ser configurados na conta do Google Apps que você for criar.
  2. Logo a seguir, você deve fazer um backup de todas as suas mensagens destas contas, através de um cliente de email (ex.: Outlook Express, Windows Live Mail, Thunderbird, Apple Mail etc.).

    Esta é a parte mais demorada, porque você precisa configurar seu cliente de email para baixar todas as mensagens de todas as contas, e o download pode levar algum tempo dependendo da quantidade de mensagens.

    Também pode se mostrar a parte mais complexa, porque é preciso saber como configurar seu cliente para baixar os emails armazenados pela empresa de hospedagem. São muitas as empresas de hospedagem e cada uma tem suas configurações para que seu programa de email baixe as mensagens; por isso, é importante que você consulte a seção de Ajuda da empresa que hospeda seu domínio ou entre em contato com o suporte dela, para saber exatamente quais são as configurações para o seu caso.

  3. Crie sua conta no Google Apps e, lá, recrie todos os endereços de email que possuía no seu sistema antigo de emails (ex.: , , etc.).
  4. Quando seus emails antigos estiverem salvos, os novos endereços de email estiverem criados no Google Apps e seu site finalmente estiver preparado para a transição, faça o login na empresa que hospeda seu domínio atualmente. Uma vez dentro, você precisa descobrir onde mexer nas configurações de DNS (Name servers). É preciso que você altere (ou peça a alguém da empresa de sua hospedagem para alterar) as configurações de DNS para:
    1. dns1.stabletransit.com
    2. dns2.stabletransit.com
  5. Breve seu site no Be on the Net vai passar a ocupar o domínio existente e substituir o site antigo. Por sua vez, seus emails passarão a ser armazenados em sua conta do Google Apps. Nesse processo você não vai perder suas contas de email; o modo como você vai acessá-las é que vai mudar.